domingo, 30 de outubro de 2011

NOVO NASCIMENTO E O CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Existe um momento da vida do homem e que ele precisa olhar para frente e refletir, será que tenho crescido e evoluído? Se em nossa vida profissional estamos em constante mudança e aperfeiçoamento para estarmos bem preparado para o mercado de trabalho, não deveríamos assim também estar no reino de Deus? Nos infelizmente muitas das vezes ou a maioria delas invertemos a vontade de Deus que diz: “buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”. Acabamos buscando as demais coisas e esquecendo o reino de Deus. No processo da vida, não imaginamos o quão importante é aprender de Deus, crescer em seu conhecimento, se é importante para nossa vida pessoal, quanto mais na vida espiritual? Deve haver essa mudança em nosso interior se quisermos desfrutar das bênçãos que Deus tem para nós, inclusive estarmos prontos e preparados para as batalhas espirituais contra satanás. Se quisermos crescer, devemos buscar isso e desejar do fundo do coração esse crescimento e mudança  em nós, vejamos:  “1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”( Jo 3.1-3, 6). Crescimento espiritual é o processo pelo qual o homem pecador se converte a Deus, através da fé em Jesus, enveredado pelos caminhos da santificação, conforme Pedro diz: Crescei na graça e conhecimento do Senhor Jesus” A conversão é imprescindível, pois Deus não reforma coisas velhas, mas cria novas as coisas, transformando o coração das pessoas assim como está em Ap. 21.5 “Eis que faço nova todas as coisas”. 


Quando o homem passa por essa inigualável experiência do novo nascimento em Deus, ele vive uma profunda experiência que sem dúvida deve mudar sua vida, essa conversão deve vir de um sincero arrependimento de seus pecados e de uma profunda mudança de vida, dessa forma somos comparados a crianças inocentes e purificadas e santificadas, credenciados a entrar no reino dos céus (Mt 18.3).  Vejamos outro texto da bíblia: 1 DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, 2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 3 Se é que já provastes que o Senhor é benigno;  9 Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Deus tem convidado ao homem á conhecê-lo e aprofundar-se nos seus mistérios. O homem na criação de Deus foi dotado de espírito, corpo e alma (1Ts 5.23; Hb 4.12). ESPÍRITO - O que faz o homem diferente de todas as demais coisas criadas. É o centro da vida humana. Foi dado ao homem quando ao criá-lo Deus soprou em suas narinas. O Espírito da ao homem o discernir entre o bem e o mal. Quando nosso espírito se torna morada do Espírito Santo esse passa a ser o centro de adoração á Deus: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23-24). ALMA - A Alma é o princípio inteligente que vivifica o corpo, ela utiliza os sentidos físicos para se comunicar com o mundo exterior. Originalmente a alma veio pelo sopro de Deus, mas corrompeu-se pelo pecado. O corpo e a alma estão sujeitas as condições terrenas. A alma sobrevive a morte por que o espírito a dota de energia. A Alma e o espírito são inseparáveis (1Co 14.15). CORPO e ALMA - Quando alma e corpo se separam não há mais vida... a alma penetra e habita em toda a parte do corpo. Sentir, pensar, agir, exercer vontade própria são atividades da alma. Não há dúvida que pela alma habitar num corpo manchado pelo pecado se contamina também, mas Deus providenciou a purificação da alma pelo sangue de Jesus.


Deus dotou o homem, porém surgiu algo que mudou os planos de Deus, chamado pecado e teve seu início lá no céu, com um anjo chamado Lúcifer que dotado de grande excelência, beleza, força e poder usurpou ser igual á Deus, veja em (Ez 28.12-19 e Is 14.12-15). Lúcifer rebelou-se contra Deus e quando o Senhor criou o homem, Satanás também o corrompeu, o homem também rebelou-se contra Deus, dando ouvidos a serpente e não as ordens do Senhor. Disso resultou a morte ao homem, que de eterno e puro passou a ser mortal e corrompido. Mas Deus na sua infinita sabedoria e misericórdia proveu o escape desse mal anunciando que mandaria um salvador ao mundo, este chamado Jesus, nada menos que o próprio Deus, o filho de Deus. Mesmo nessa situação de pecado naquela hora, Deus não amaldiçoou o homem em momento algum, mas sim a serpente e a terra, mas ao homem não, de certa forma Ele concedeu o perdão ao homem, dizendo que enviaria o salvador a terra. Porém o pecado teve suas conseqüências, ninguém ficou sem castigo, cada um teve o seu, a Serpente, o Homem e a Mulher. Pelo nosso pecado, Deus tinha que executar a pena, alguém teria que morrer, (o próprio transgressor) tinha que haver a derramação de sangue e Deus pelo seu amor fez isso através de Jesus. Paulo afirma “Deus prova o seu amor conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8) Em efésios diz que: A salvação é um ato inteiramente de Deus por meio de sua Graça e requer de nós crença e apropriação. Precisamos mudar nossas vidas, nos apropriar da salvação que Deus proveu através de Cristo. O novo nascimento é o agir do Espírito Santo em nossas vidas, nos convencendo do pecado e nos constrangendo a mudar de vida pela fé em Jesus Cristo. Quem nasceu de novo muda de vida, não se conforma com esse mundo (Tg 4.4) manifesta a vontade de santificação de Deus, se parece com Deus “Portanto, santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 20.7). Assim devemos mudar dia a dia, nos santificando das impurezas, buscado o conhecimento no Senhor, na sua Palavra, meditando nela para sermos cheios do conhecimento e prudência, assim conheceremos a vontade de Deus e seremos agradáveis a Ele e preparado para toda boa obra, nascer de novo é preciso e convicto desse novo nascimento para uma vida com Deus, precisamos crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Um comentário:

Anônimo disse...

poisé deus o tempo todo fala cm nós,mas é nós q insistirmos naquilo q nós faz sofrer,alguém queria me mudar acabar cm minha simplicidadde eu resisti ao mal eu fui capaz senhor...

Postar um comentário