quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O MILÊNIO DE CRISTO

Nesse estudo gostaria de tratar de forma fácil o entendimento, porém sem se aprofundar muito para não ficar saturado e comprido sobre um assunto que creio poucos cristãos tem conhecimento e aqueles que tem, são muito superficiais ainda. Vamos falar sobre O MILÊNIO DE CRISTO, o período logo após a grande tribulação onde Cristo pessoalmente junto com os santos da primeira ressureição governarão essa terra por mil anos, porém totalmente restaurada. Vamos ao texto: (Ap 20.1-10) - E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Dentro da teologia, existem algumas posições sobre esse reinado de Cristo por mil anos nessa terra, vamos abordar alguns:

1. Amilenistas: Não Crêem que existe o milênio! Compreendem que seja o período da morte de Cristo até os dias de hoje, é apenas um símbolo, não algo real. 2. Pós milenismo: Crêem que o povo vai se santificando, purificando até se tornarem perfeitos, ai cristo voltará depois do milênio. 3. Pré milenismo: Jesus voltará no fim da batalha do amargedon, prenderá Satanás, lançara o falso profeta e o anticristo no lado de fogo e enxofre e governará a terra por mil anos, esse é nosso entendimento e compreensão verdadeiros. Primeiramente Jesus arrebatará sua igreja, depois voltará com ela e os anjos tomar posse da terra. Voltaremos com um corpo já glorificado, não sujeito mais a morte nem as limitações físicas, igual o corpo de Jesus quando ressuscitou! Satanás é preso e o falso profeta e o anticristo jogados no lago de fogo e inicia-se o milênio de Cristo.

(Ap 5.9,10) - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. Para deixar bem claro, João relata das revelações que Jesus mandava-lhe escrever e pelo seu sangue comprou para sí pessoas de todas as tribos, línguas e povo e nação, e eles reinaração com Cristo SOBRE A TERRA. No final da tribulação, 2/3 da população da terra terá sido morta (Zc 13.8-9) E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus. A outra parte que sobreviverá, será provada como pelo fogo, as perseguições do anticristo e os juízos de Deus sobre a terra nesse período provará esses 1/3 sobre a terra para que ao fim possam entrar no milênio de Cristo.

Jerusalém será a capital do mundo: (Miqueias 4.2) - E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. No milênio continuará haver pecado, por que a velha natureza do homem continua, mas não haverá mais o tentador! Só quem ressuscitou em corpo glorificado é espiritual, livre do pecado. Mas o que Jesus vem fazer nesse lugar? Uma terra toda destruída: RESTAURAR ELA: Jesus fará a terra como no princípio, no original, como era no Édem.

1. A Terra será plana, sem morros, sem o mar, vulcões, desertos. (AP 16.19) - E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. (AP 16.19) - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Is 40.4,5) - Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.

2. Deus tirará a ferocidade dos animais: (Gn 1.29,30) – (o homem e os animais terão restauradas suas dietas como era no princípio) E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. (Is 65.25) – (Haverá uma aliança entre os animais e os homens) O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor. (Is 11.6-9) – E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.

3. Fim da violência: (Is 11.9) - Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. (Is 2.4) - E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.

4. O governo será teocrático! Não existirá mais a democracia, a vontade do homem. Nada que possa glorificar o homem será permitido (jogos futebol, carnaval, festas mundanas etc) Cristo e seus anjos regerão as nações com vara de ferro. Muitos não aceitarão o governo de Cristo, não aceitarão abrir mão de tudo que tinham no mundo, serão revoltadas, e por isso no fim quando Satanás for solto reunirá uma multidão como areia do mar, pois haverá tanta gente descontente com as ordenanças de Cristo, que se aliarão a satanás para uma última batalha(Dn 7.13,14) -  Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. (Ap 19.15) -  E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. (Ap 2.26,27) - E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.

5. A terra será cheia do conhecimento do Senhor: (Is 11.9) - Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. 

6. Os dias do homem serão longos como no início, serão como os dias da árvore: (Is 65.20-22) - Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.

7. Não haverá mais enfermidades nesse período: (Is 33.24) - E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da iniqüidade. (Is 35.5,6) - Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. (Ez 47.12) - E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.

8. Aqui inicia-se então o julgamento das nações (O JUIZO DO GRANDE TRONO BRANCO), que será outro estudo: (Ap 20.7-15) - E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Satanás será solto para provar os que nasceram durante o milênio, Depois vêm o julgamento dos mortos! (O JUIZO DO GRANDE TRONO BRANCO), A terra continuará para sempre daí... aquele povo herdará a terra. Davi será o rei dessa terra – Ez 37.24) e nós, vamos para a Jerusalém celestial, nossa morada para sempre com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário